Notícias

Moçambique é relator do Fórum Continental para o Registo de Medicamentos da União Africana

Moçambique foi eleito relator do Fórum Continental para o Registo de Medicamentos da União Africana, uma comunidade reguladora de medicamentos, focada na melhoria dos resultados de saúde pública em África.

Neste órgão continental, Moçambique é representado pela Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos (ANARME, I.P.), instituição tutelada pelo Ministério da Saúde (MISAU).

A eleição do nosso país ocorreu em Nairobi, capital do Quénia, durante o 1⁰ Fórum de Diretores de Registo e Autorização de Comercialização de Medicamentos em África realizado nos dia 10 e 11 de Abril, e a mesma representa um ganho para Moçambique, pois fortalece os mecanismos de reconhecimento das metodologias científicas continentais para a introdução de medicamentos no mercado nacional.

A introdução de medicamentos no mercado nacional reduz a probabilidade de circulação de medicamentos falsificados e de baixa qualidade no país. Para os coordenadores do Fórum, o evento constitui uma mais-valia para a construção da iniciativa de harmonização regional para fortalecer o sistema regulatório ao nível dos países membros do Fórum.

No Fórum, Moçambique esteve representado pela direcção da Divisão de Avaliação de Medicamentos, Produtos Biológicos e Saúde da ANARME.

Organizada pela União Africana através da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA), a reunião teve como objectivo discutir a fase piloto da avaliação continental conjunta dos pedidos de registo de medicamentos.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *