Notícias

Arrancou hoje à escala nacional a Semana Africana de Vacinação

Operacional desde 1979, o Programa Alargado de Vacinação (PAV) do Ministério da Saúde (MISAU) regista avanços na sua implementação. Em 45 anos, um diversificado leque de vacinas foram introduzidas, entre elas a vacina contra as formas graves da tuberculose (BCG), contra a poliomielite (vacina oral e injectável), vacina contra o sarampo e rubéola (MR), vacina contra a difteria, tétano, pertussis, meningite por haemophilus influenzae tipo b, hepatite B (pentavalente), vacina contra a pneumonia (PCV), vacina contra a diarreia por rotavírus (Rotarix), vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), vacina contra o tétano e difteria (TD), e da Covid-19.

Estes imunizantes permitiram que o país alcançasse a redução do peso da morbi-mortalidade por sarampo, eliminação do tétano neonatal, controlo da propagação da pólio, cólera, entre outras doenças.

Em termos de metas (população-alvo), nos últimos 4 anos, Moçambique vacinou completamente cerca de 1.130 mil crianças (2023), representando uma evolução em cerca de 8 pontos percentuais em relação ao ano 2020 (1.043 mil crianças) e cerca de 22 pontos percentuais em relação ao ano 2022 (926 mil crianças).

No tocante a novas vacinas, destaque vai para a introdução, no calendário vacinal de rotina, da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, a vacina contra a Covid 19, a segunda dose da vacina inactivada contra a poliomielite (IPV), estando em perspectiva a introdução nos próximos meses, da vacina contra a malária.

Esta informação foi partilhada na manhã desta Quarta-feira, 24 de Abril, por Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, em Maputo, no evento que assinalou o arranque das comemorações da Semana Africana de Imunização, efeméride celebrada anualmente durante a última semana de Abril, com o objectivo de aumentar a consciência da sociedade sobre a necessidade e o direito de cada pessoa ser protegida das doenças preveníveis por vacina.

” É uma semana onde aproveitamos para reforçar o engajamento das lideranças locais na promoção desta intervenção nas comunidades, e também reforçar a sensibilização sobre os benefícios da vacinação para as comunidades”, referiu Tiago que destacou as diversas intervenções que o PAV vem efectuando para a resposta às emergências de saúde, apontando a titulo de exemplo, a vacinação completa contra a COVID 19, a cerca de 19.8 milhões de pessoas; a vacinação de resposta à pólio, onde foram administradas 87.412.072 milhões de doses do imunizante; a vacinação para responder ao surto de sarampo e rubéola, que alcançou cerca de 5 milhões de crianças menores de 5 anos e; a vacinação para responder à epidemia da cólera, que abrangeu cerca de 4.7 milhões da população em risco.

O governante apontou igualmente os ganhos que o sector, mais precisamente o PAV está a alcançar com o fortalecimento do sistema com equipamentos de frio e meios circulantes, fruto do investimento do Governo e apoio de parceiros, entre eles o Japão, representado no evento pelo respectivo embaixador, Sua Excelência Kimura Hajime.

É nesse âmbito que nos últimos anos, foram adquiridas e distribuídas mais de 1092 geleiras, 20 geleiras ultrafrio e 28 câmaras frigoríficas para as províncias e, adquiridas 65 viaturas e cerca de 700 motorizadas para apoio na realização de brigadas móveis e transporte de vacinas.

Aliás, quatro novos camiões de transporte de vacinas, foram esta Quarta-feira entregues ao MISAU, pelo Japão, com o apoio do JICA, resultado de um investimento de cerca de 360 mil dólares americanos. Estas viaturas juntam-se ao lote de 22, também adquiridas com apoio da JICA, cuja entrega aconteceu em 2023, já em operações nas províncias, destinadas ao transporte de vacina e medicamentos.

Importa referir que, o MISAU em coordenação com seus parceiros está a implementar o plano emergencial de recuperação de crianças não vacinadas durante a pandemia. De um total de 3 rondas previstas, a primeira decorreu em Fevereiro do ano 2024 e, tendo sido vacinadas cerca de 860.150, crianças das quais 251 517 são zero doses.

Para a continuidade desta iniciativa, o Ministério da Saúde adquiriu recentemente 200 kits de geleiras a corrente gerada por painéis solares, das quais 100 já se encontram no país. Destas, 30 serão priorizadas para Cabo Delgado, em reconhecimento aos desafios que actualmente a província enfrenta.

A Semana Africana de Imunização decorre sob o lema ”50 anos de vacinação – As vacinas salvam vidas”. O evento de lançamento da efeméride contou com a participação de autoridades de representação do Estado e Municipais da Cidade de Maputo, membros do corpo diplomático, sociedade civil, parceiros de cooperação, quadros do MISAU, entre outros.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *