Notícias

Vice-ministro da Saúde encoraja jovens a investigar, inovar e propor soluções para o desenvolvimento do país

Teve lugar esta Sexta-feira, 19 de Abril, em Maputo, a cerimónia de premiação dos vencedores das ” Olimpíadas Juvenis”, um evento que esteve inserido na Conferência Internacional de Investimento em Infraestruturas de Saúde, realizada em Julho do ano passado, na capital moçambicana sob o lema “ Investir para o alcance do acesso universal aos serviços de saúde”

As Olimpíadas Juvenis bastante concorridas tiveram a participação de 55 jovens criadores e inovadores repartidos por onze equipas de cinco elementos cada e, estiveram centradas em duas áreas temáticas, nomeadamente, a criação de soluções digitais para a saúde e a optimização da manutenção de Infra-estruturas do sector.

O júri das olimpíadas constituído por quadros do Ministério da Saúde (MISAU) e de instituições parceiras elegeu duas equipas como vencedoras, nas duas categorias instituídas, tendo cada uma recebido, como prémios, 5 computadores portáteis e certificados.

Na categoria referente à manutenção de Infreaestruturas, cuja solução visa optimizar os serviços de manutenção das infraestruturas de saúde, por meio do uso de aplicativos de mapeamento e atualização da base de dados do MISAU, relativamente ao estado das Unidades Sanitárias, Dos vários assuntos abordados, o premio foi para a equipa JSV.

Na categoria focada no acesso aos cuidados de saúde, sagrou-se vencedora, a equipa The Blessed, que propôs uma solução que visa resolver problemas de acessibilidade enfrentados por pessoas com deficiência visual, em que idealizaram substituir o uso da bengala branca por óculos sonar, com um sistema de alerta em caso de proximidade a algum obstáculo. 

Sua Excelência Ilesh Jani, Vice-ministro da Saúde foi quem dirigiu a cerimónia de entrega de galardões e na ocasião, disse que as duas categorias mencionadas, constituíam um grande desafio para o sector, pois, segundo suas palavras, apesar das melhorias que veem sendo registadas, ainda são necessários progressos acelerados, significativos e sólidos.

Por essa razão, Ilesh Jani encorajou os jovens a continuarem a investigar, inovar e propor soluções para o desenvolvimento do país. “Estamos seguros que, soluções eficazes e com abordagens inovadoras permitirão um aumento rápido do acesso às unidades sanitárias, bem como monitorar o estado e desempenho das mesmas”, referiu.

Os representantes das equipas vencedoras enalteceram a iniciativa do Ministério da Saúde, considerando que a mesma serviu para valorizar o espirito criativo dos jovens, que bastas vezes não têm tido espaços para mostrar o seu talento e dessa forma contribuir para o desenvolvimento da nação.

Para além dos galardoados, participaram na cerimónia de entrega de prémios das Olimpíadas Juvenis, quadros do órgão central do MISAU, de instituições tuteladas, parceiros de cooperação do sector, entre outros convidados.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *