Notícias

Premiados os melhores trabalhos jornalísticos sobre a promoção da luta contra tuberculose

Instituído pelo Ministério da Saúde (MISAU), em coordenação com o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), a STOP TB Partnership e o Centro de Colaboração em Saúde (CCS), o Prémio Saúde para Jornalistas com enfoque para Tuberculose conheceu nesta Segunda-feira, 01 de Abril, durante o evento alusivo ao Dia Mundial da Tuberculose, os vencedores nas três categorias definidas pelos organizadores.

Realizada sob o lema “Imprensa comprometida com a divulgação da informação sobre a Prevenção e o Controlo da Infecção pela Tuberculose”, a XX Edição do “Prémio Saúde para Jornalistas 2023-24” contou com catorze trabalhos/concorrentes.

Os critérios de avaliação foram o conteúdo, a coerência, relevância, veracidade, imparcialidade e investigação.

Na categoria de Televisão, o júri atribuiu o primeiro prémio a Bernardino João Conselho (TVM) pela Reportagem intitulada “Tuberculose”.

Na de Rádio, o prémio foi para Horácio Romão (RM), pela reportagem “Impacto sobre a estratégia de busca activa de doentes de Tuberculose”.

Já na categoria de Imprensa Escrita, o primeiro prémio coube a Bento Venâncio (Domingo) pela reportagem com o tema “Comunidades elegem guardiões contra tosse”.

Os primeiros classificados receberam, cada, 100 mil meticais, e os segundos, 75 mil meticais.

“É com imensa satisfação que felicitamos os jornalistas laureados nesta edição. Esperamos que esta premiação não seja o fim, mas sim uma motivação para continuarem a produzir mais conteúdos, para reduzir os mitos e tabús relacionados com a tuberculose”, proferiu o Ministro da Saúde, que encorajou os escribas aos quais chamou de “promotores de saúde” a concorrerem em ocasiões futuras.

Testemunharam o evento quadros do MISAU a diversos níveis, representantes dos parceiros de cooperação, os jornalistas laureados, entre outros convidados. X

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *