Notícias

Moçambique vai adoptar regimes mais curtos de tratamento da tuberculose

A intenção foi tornada pública nesta Segunda-feira, 01 de Abril, pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, em Maputo, durante o evento comemorativo do Dia Mundial da Tuberculose, efeméride assinalada a 24 de Março.

De acordo com o governante, a adopção de regimes mais curtos para o tratamento da tuberculose resistente, cuja duração é de 6-9 meses, contra os actuais 18-20 meses, assim como a redução do tempo de tratamento da tuberculose sensível em crianças de 6 para 4 meses, são partes da estratégia do sector para melhorar a adesão ao tratamento. 

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), referiu Armindo Tiago, mostram que, embora Moçambique faça parte das 10 nações com alta carga de tuberculose, TB/HIV e tuberculose multi-resistente, o país registou progressos assinaláveis na notificação de casos de tuberculose, tendo alcançado, em 2022, uma cobertura de tratamento de cerca de 92%. Ou seja, Moçambique diagnosticou e iniciou o tratamento a 110.674 casos de 119.000 esperados.

Dos casos diagnosticados, 46% ocorreram em indivíduos do sexo masculino com mais de 15 anos e 12% em crianças menores de 15 anos, das quais 25% eram co-infectadas com HIV e 1.3% apresentavam resistência à Rifampicina.

Ainda no mesmo ano, 94% dos pacientes submetidos ao tratamento da tuberculose concluiu o mesmo com êxito, superando a meta de 90%. No mesmo período, foi registada uma redução de mortes por esta doença, em 64%, quando comparado com 2015.

Para o Ministro da Saúde, a manutenção e maximização dos ganhos até aqui alcançados demanda investimento na área de prevenção e pesquisa eficazes. E é nesse âmbito que as instituições nacionais de pesquisa vão contribuir para o desenvolvimento de duas novas vacinas contra a tuberculose.

“O Instituto Nacional de Saúde e o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça iniciarão neste ano um estudo de fase 3 de uma nova vacina contra a tuberculose, o M72, em colaboração com centros de pesquisa de sete países na África e Ásia. Se os resultados das fases anteriores forem confirmados, podemos estar mais próximos de uma nova tecnologia que acelerará os nossos esforços na prevenção da tuberculose”, disse bastante optimista. Tiago revelou ainda que as duas instituições participarão de um estudo de vacina contra a tuberculose baseada em mRNA, uma estratégia semelhante a certas vacinas desenvolvidas para a COVID-19.

Lançada Parceria STOP TB Moçambique

Um dos momentos marcantes da comemoração do Dia Mundial da Tuberculose foi o lançamento da Parceria STOP TB Moçambique.

O evento congregou diversas entidades e individualidades, entre as quais a STOP TB Partnership, uma organização fundada em 2001 e sediada nas Nações Unidas, comprometida em atender as necessidades e amplificar as vozes das pessoas, comunidades e países afectados pela tuberculose.

A Parceria STOP TB Moçambique vai trabalhar na advocacia para a busca de financiamento em diferentes áreas do sector público e privado a nível nacional e internacional, na divulgação de informação sobre a doença a nível das comunidades para mitigar o estigma e a discriminação.

“Desafiamos a todos os membros fundadores a apoiarem o governo na busca de mais recursos financeiros para o controlo da tuberculose e mostramos aqui a nossa abertura para a colaboração”, disse Armindo Tiago.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *