Notícias

Misau Homenagea 112 Funcionários Desligados  Aposentados Do Hospital Central De Maputo E Órgão Central No Ano 2023

O Centro de Desenvolvimento de Recursos de Saúde (CDRS), na Cidade de Maputo, acolheu esta Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2023, a cerimónia de reconhecimento aos funcionários desligados e aposentados do Hospital Central de Maputo (HCM) e órgão central (Ministério da Saúde).

Trata-se da oitava cerimónia e abrangeu 112 funcionários desligados e aposentados do MISAU e da maior unidade sanitaria do país, no período de Janeiro a Setembro deste ano.

Foi um evento festivo, que combinou, por um lado, manifestações artístico culturais proporcionadas pelo renomado grupo teatral Mbeu e, por outro, de exaltação a todos aqueles que durante decadas emprestaram o seu saber e profissionalismo em prol da “saúde dos moçambicanos” e que depois de cumprida essa missão e, por que a lei assim o prevê, vão para a reforma.

Com uma mescla de alegria e tristeza, João Cuna e Paciência Tomás Parruque, representantes dos aposentados, descreveram o momento. Alegria por terem cumprido cabalmente a sua missão enquanto funcionários e agentes do Estado e, tristeza, por deixarem para trás companheiros de trincheira e amigos, que de alguma forma se confundem com a familiam, pelo tempo de trabalho que juntos passaram.

E foi com nostalgia que ambos descreveram a jornada, quer a passada no MISAU, quanto a realizada no HCM, tendo agradecido, em nome dos demais aposentados, a iniciativa de reconhecimento público institucional.

O momento mais alto do evento foi o da atribuição de Diplomas de reconhecimento aos funcionários desligados e aposentados. Falando aos presentes, Sua Excelencia Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, que dirigiu a cerimónia, agradeceu, em nome do ministério e de todos os profissionais do sector o contributo por aqueles dado para o crescimento e robustez do Serviço Nacional de Saúde. “A aposentação é determinada por lei para todo o funcionário que tenha obtido o requisito para tal e é o começo de um ciclo de vida onde o profissional desfruta do tempo disponível para a realização de tarefas em diferentes contextos sociais. Sentimo-nos honrados por podermos homenageá-los como pessoas, como profissionais da saúde e mentores de grandes realizações no sector”, disse Tiago.

Prosseguindo e com um discurso carregado de apreço, o governante não poupou elogios  aos homenageados, destacando a sua exemplar trajectória.

“Por isso, queremos agradecer a todos vós, pela dedicação, lealdade, inteligência, abnegação e humanismo que demonstraram no dia-a-dia da vossa jornada e pelo facto de mesmo diante de condições adversas, terem conseguido garantir o direito à vida ao cidadão”, anotou, afirmando ainda que o seu legado não só era invejável, como também, inquestionável e que passou a ser uma memória institucional, realçando que sempre que se justificar, o sector invocará a sua presença e participação para enfrentar os desafios do momento.

Por que em dia de festa, os convivas, desde os aposentados e desligados, seus familiares, quadros do MISAU, direcçao do HCM entre outros, juntaram-se para um almoço, corte de bolo e brinde preparados especialmente para esta celebração.

MISAU-DCI

Share this post