Biografia - Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde

Saiba mais sobre as entidades do gabinete do Ministro

Armindo Daniel Tiago

É licenciado em Medicina pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM, 1993), especialista em Endocrinologia desde (2009) e é Professor Associado da cadeira de fisiologia na Faculdade de Medicina da UEM há 30 anos.

Na Faculdade de Medicina da UEM desempenhou, sucessivamente, as funções de Assistente Docente, Coordenador de Departamento e Chefe do Gabinete de Garantia de Qualidade.

A sua tese de doutoramento em genética de doença cardiovascular complexa (Universidade de Witwatersrand, África do Sul, 2003) contribuiu para um melhor entendimento e compreensão da hipertensão e insuficiência cardíaca em pacientes de ascendência africana.

Membro desde 2004 e Presidente da Associação de Diabéticos de Moçambique (2012-2021), Armindo Tiago contribuiu para um melhor atendimento de doentes com a diabetes mellitus em Moçambique, escrevendo directrizes, e proporcionando formação e supervisão a profissionais de saúde em todo o país.

Como investigador, tem participado regularmente em eventos científicos nacionais e internacionais em áreas de interesse como a malária, diabetes e educação médica. Publicou mais de 30 artigos científicos e é co-autor de diversos manuais e normas sobre Saúde.

Trabalhou como consultor nacional de gestão de casos para o Programa Nacional de Controlo da Malária em Moçambique. Nesta posição, foi co-autor das Directrizes Nacionais sobre a Malária, de 2002 até 2020.

De 2016 a 2019 Tiago desempenhou o cargo de Vice-Reitor para a área de administração e recursos na UEM.

Membro da Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM) desde 2006 e da Associação Médica de Moçambique (AMM) desde 2000, Armindo Tiago é Ministro da Saúde desde 2020.