Biografia - Ivan Nicolai Alfredo Manhiça, Secretário Permanente

Saiba mais sobre as entidades do gabinete do Ministro

Ivan Nicolai Alfredo Manhiça

É licenciado em Medicina pela Universidade Eduardo Mondlane e Mestre em Pesquisa Clínica de Doenças Infecciosas, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – Brasil). Médico de saúde pública, possui mais de dez anos de experiência na concepção, gestão, implementação, monitoramento e avaliação de programas de saúde, bem como no desenvolvimento de políticas, directrizes, padrões e legislação de saúde, com foco no controlo da tuberculose.

No Ministerio da Saude (MISAU) assumiu os cargos de Director do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose (PNCTB), Coordenador do Projeto de bolsas REACH para a tuberculose fornecidas pela Stop TB e de Director Nacional Adjunto de Cooperação e Planificação.

Ivan Manhiça liderou o processo de desenvolvimento de dois planos estratégicos e operacionais para o PNCTB (2014-2019 e 2021-2030), assim como o processo de revisão do Programa Nacional de Controlo da tuberculose, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018.

A sua folha de serviço inclui também a liderança do processo de introdução e expansão de novas tecnologias de diagnóstico de tuberculose (microscópios LED e GeneXpert) e desenvolvimento e implementação do primeiro Inquérito Nacional de Prevalência de tuberculose em Moçambique. Este trabalho de investigação resultou em mais de 15 publicações relacionadas com o HIV/SIDA e tuberculose.

É membro do Comité Consultivo de Treinamento (TAC) para o Programa de Treinamento e Pesquisa em Informática Biomédica Vanderbilt-Moçambique (VM-BMI). Assume o cargo de Secretário Permanente do MISAU desde 2023.