Sua Excelência Ilesh Jani, Vice-ministro da Saúde, trabalha, desde esta Sexta-feira (17/02), na Província de Sofala, no Centro do país. Esta manhã, Ilesh Jani, que na deslocação a Sofala se faz acompanhar do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André, orientou as cerimónias de lançamento da Implementação da Quimioprofilaxia Perenal da Malária, na cidade da Beira.

Trata-se de uma intervenção de base comunitária altamente eficaz para prevenir a infecção por malária em áreas onde o peso da malária é elevado e a transmissão ocorre sobretudo durante a época chuvosa.

Ainda na manhã desta Sexta-feira, os dois governantes visitaram o Hospital Central da Beira, onde acompanharam de perto as obras de reabilitação pós-Ciclone Idai, empreitada em curso naquela unidade sanitária de referência na província.

Os trabalhos, durante a manhã, culminaram com uma visita ao Centro de Formação e Pesquisa em Saúde.

No período da tarde de hoje, Ilesh Jani Francisco André vão visitar o edifício do Hospital Geral da Beira, actividade que marcará o fim da sua estadia naquela Província, de onde partira, amanhã, para a Província de Maputo.


Ontem, Quinta-feira (16/02), o Vice-ministro da saúde e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André trabalhou na Província de Nampula, tendo visitado as obras do Hospital Geral da chamada “capital do Norte”, Hospital Central de Nampula.

Esta unidade sanitaria, recebeu da Health4Moz, parceira do MISAU, sob a forma de doação, equipamentos diversos, entre eles meios auxiliares de diagnóstico imagiológico, uma tecnologia de ponta, que compreende um aparelho de tomografia Axial Computadorizada, Raio-X, ortopantomógrafo, Mamógrafo e Osteodensitómetro, todos com seus componentes.

Também, recebeu ecocardiógrafo, Electrocardiógrafo, Computador para ECG, Ecógrafo obstétrico e seus acessórios, o que vai contribuir de forma significativa para melhorar a qualidade e flexibilizar o diagnóstico de várias patologias, permitindo assim, o tratamento ou referenciamento precoce dos pacientes e por último reduzir o tempo de espera dos utentes.

MISAU-DCI