Sua Excelência Vice-Ministro da Saúde, Dr. Mouzinho Saíde, procedeu no dia 14 de Outubro, a inauguração do Laboratório de Biologia Molecular, no Hospital Central de Maputo.

Trata-se de uma infraestrutura com Tecnologia e novas valências para o país, pois passará a fazer Testagem de Antibióticos aos Agentes Microbianos; Detectar os Genes correspondentes à resistências verificadas em Laboratório Clinico normal; Diagnóstico molecular das doenças virais com risco de biossegurança 2; diagnosticar outros agentes, que sejam na base de material genético, sendo infecções virais, bacterianas e fúngicas.

 

O Laboratório está equipado com Termociclador, Centrifugadora, Incubadora de CO2, Geleiras para conservação das Estirpes, Microscópios, Capina para o processamento, entre outros materiais.

A materialização deste laboratório foi possível graças aos esforços do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de Kwazulu Natal, da África do Sul, e a de Tromso da Naruega.

Para além de testes a serem feitos, o laboratório servirá de campo de estágio e pesquisa para estudantes do Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), instituição parceira do projecto.