A garantia foi dada pelo Director Nacional da Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM), António Assane, no final de uma visita guiada para os jornalistas, esta Segunda-feira, 25 de Janeiro, ao Armazém Central de Medicamentos de Zimpeto, na cidade de Maputo, para apresentação da infraestrutura após sua ampliação e modernização.

Na ocasião, António Assane, que falou especificamente dos Equipamentos de Protecção Individual (EPI´s), destinados aos profissionais de saúde, explicou que os seis meses de disponibilidade resumem-se, em primeiro lugar, no stock existente comparativamente com as solicitações e consumos durante o período da pandemia.

 

Continuando, Assane referiu que comparativamente ao plano de resposta à Covid-19, elaborado pelo MISAU em Março de 2020, há um nivel de cumprimento de 60% de forma integral tendo em conta os produtos recebidos, assim como em trânsito já garantidos.

Em terceiro, e por fim, o Director da CMAM aproveitou para informar que o MISAU está neste momento a implementar um plano de distribuição dos principais Equipamentos de Protecção Individual para três meses, e o respectivo aviamento para as Unidades Sanitárias do país, priorizando os locais com mais pacientes.

Informou também que o País tem testes disponíveis até Junho do presente ano e está em processo de aquisição de quantidades para a cobertura até Dezembro.

O Director da CMAM disse igualmente que o país tem disponibilidade de medicamentos essenciais, incluindo os fármacos destinados aos pacientes de Covid-19 com doenças crônicas como a diabetes, hipertensão, HIV entre outros.

Assane terminou a sua explicação afirmando que o sector está a aprimorar os aspectos de gestão da cadeia de abastecimento de Medicamentos e Artigos Médicos, de modo a evitar que haja ruptura de stok nas Unidades Sanitárias.

MISAU-DCI