Nas últimas semanas, Moçambique, em particular a cidade de Maputo vem registando uma aceleração de casos de infecção, internamentos e óbitos devido à Covid-19.

Esta situação levou a que o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, se reuni-se na manhã de Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2021, e de emergência, com a Secretária de Estado, representantes do Município, autoridades da Saúde ao nível da cidade de Maputo, entre outros actores.

A ideia era delinear uma estratégia com vista a reverter a situação vigente na capital do país.

No periodo da tarde, no seguimento do encontro realizado durante a manhã, Armindo Tiago, fazendo-se acompanhar pelos intervenientes da reunião que teve lugar no edifício sede do MISAU, efectuaram uma visita ao Centro de Internamento de pacientes com Covid-19 instalado no Hospital Geral da Polana Caniço.

No local, a comitiva aferiu a capacidade real actual daquela unidade sanitária tendo em conta a sobrecarga a que a mesma está a ser sujeita devido ao crescente número de internamentos de pacientes com Covid-19.

O dirigente interagiu com os profissionais em serviço e deixou algumas recomendações, tendo também, manifestado satisfação em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipas médicas.

 

Finda a visita, foi feita uma comunicação ao país, que tinha por objectivo apresentar o panorama da doença no país.

Ussene Isse, Director Nacional de Assistência Médica revelou, na ocasião, que a cidade de Maputo é o epicentro da epidemia no país. A capacidade de internamento está ocupada em cerca de 50 por cento.

Isse referiu ainda que de Quinta, 07 de Janeiro para Sexta-feira, 08, o país registou um total de 521 novas infecções e 30 novos internamentos, números recorde desde o início da epidemia em Moçambique, tendo o número cumulativo de casos positivos passado a ser de 20.482 e de internamentos, 933. No mesmo periodo foram registados 5 óbitos.

" Desde o primeiro dia do ano, até Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2021, Moçambique registou um cumulativo de 1.840 (Mil Oitocentos e Quarenta) casos de COVID-19, 132 novos internamentos e 15 óbitos, números preocupantes para um curto espaço de tempo", destacou, para de seguida acrescentar que " a situação prevalecente, coloca o nosso país no geral e o sector da Saúde, em particular, sob alerta, porquanto, pode vir a deitar por terra todo um trabalho que ao longo de meses vimos fazendo para reduzir ao máximo o número de infecções, e, proteger o Sistema Nacional de Saúde".

O Director Nacional de Assistência Médica terminou a comunicação lançando um apelo para o respeito às medidas de prevenção já conhecidas, nomeadamente o uso correcto da máscara, distanciamento físico, lavagem e desinfecção das mãos.
"Os números que apresentamos são extremamente preocupantes, daí o nosso apelo para o cumprimento das medidas de prevenção, lembrando que a responsabilidade da prevenção é, em primeiro lugar, indivudual; em segundo, familiar; e por fim, comunitária".


MISAU-DCI