O facto foi dado a conhecer este Sábado, 14 de Novembro, em Maputo, por Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, durante o lançamento do Plano Estratégico Multissectorial de Prevenção e Controlo das Doenças Não Transmissíveis ( DNTs).

O lançamento deste instrumento acontece numa altura em que em todo mundo, as DNT's representam uma das principais causas de morte prematura e incapacidade.

À semelhança de outros países, Moçambique, tal como referiu Armindo Tiago, está em fase de transição demográfica e epidemiológica, observando-se o duplo peso de doenças DNT's.
"O nosso país observa um aumento exponencial da prevalência das Doenças Cardiovasculares, da Diabetes Mellitus, do Cancro e das Doenças Respiratórias Crónicas como resultado de uma maior exposição a vários factores de risco dentre eles: o consumo excessivo de álcool, o consumo de tabaco, o sedentarismo, o consumo excessivo de alimentos gordurosos, salgados e açucarados", revelou Tiago, que apontou também o aumento da esperança de vida como outro factor de risco para o desenvolvimento de doenças degenerativas.

 

Segundo Armindo Tiago, estima-se que no país, cerca de um terço das mortes sejam causadas pelas DNT's e o risco de mortalidade prematura, ou seja, o risco de morte por estas doenças entre os 30 e 70 anos de idade, é de 18%, o que preocupa as autoridades do sector da Saúde, uma vez a maioria destas mortes prematuras poder ser evitada ou adiada através da redução da exposição aos factores de risco.

Estudos realizados, utilizando a metodologia STEPS, em 2005 e 2015, respectivamente, mostraram que nos últimos dez anos houve um aumento significativo da prevalência de DNT's, onde se observou a duplicação da prevalência da Diabetes Mellitus, de 2.8 % para 7.4%, o aumento da prevalência da Hipertensão Arterial de 33.1% para 39% e o aumento da incidência de cancro de 22.014 novos casos em 2012, para 25.631 novos casos em 2018.
"Apesar do aumento da prevalência da Diabetes Mellitus, Hipertensão e Cancro acima referido, observamos com satisfação a melhoria dos factores de risco modificáveis das DNT's durante o mesmo período como: a redução do consumo nocivo do álcool em 6%, a redução de consumo do tabaco em adultos em 7%, a redução do sedentarismo em 12% e o aumento do consumo de frutas e vegetais em 6%".

A redução do peso e impacto das DNT's requer, segundo o Ministro da Saúde, uma abordagem holística e participação multissectorial, o que levou à elaboração do Plano Estratégico Multissectorial de Prevenção e Controlo das Doenças Não Transmissíveis para o período de 2020-2029, este Sábado lançado.

O mesmo apresenta acções estratégicas e custo-eficazes, orientados e monitorados por indicadores e metas claras para avaliar o impacto dos esforços a serem envidados pelas diferentes esferas, nomeadamente o Governo, sociedade civil, sector privado, académicos, parceiros de cooperação, lideranças comunitárias e religiosas, organizações de base comunitária, famílias e indivíduos.

Ainda este Sábado e na mesma ocasião, o Ministro da Saúde orientou as comemorações do Dia Mundial da Diabetes, inseridas no "Novembro Azul".

A efeméride tem como objectivo aumentar a conscientização sobre esta doença crônica. Dados apresentados no evento, indicam que em África, mais da metade dos 19 milhões de pessoas que vivem com diabetes não sabem que têm a doença que se não correctamente tratada, pode resultar em complicações graves, incluindo insuficiência renal, acidente vascular cerebral e/ou trombose, amputações de membros inferiores e cegueira.

Aliás, evidências mostram que pacientes diabéticos quando infectados por COVID-19, têm maior risco de evolução para um quadro clínico grave, daí que Armindo Tiago reforçou que a prevenção deve ser a estratégia para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida. "A massificação do acesso à educação, ao rastreio, diagnóstico precoce, tratamento atempado e adequado das DNT's, irá contribuir na redução da morbi˗mortalidade por estas patologias".

Durante o evento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ofereceu ao MISAU, um total de 13.000 pacotes de insulina e 100 de glucagona pacotes.

A quantidade, tal como foi referido é suficiente para atender as necessidades do pais por um ano e o medicamento irá contribuir para melhorar o seguimento clínico dos pacientes com diabetes no pais.

MISAU-DCI