Sua Excelência Ministra da Saúde, Dra. Nazira Abdula, procedeu esta segunda-feira, 28 de Novembro, em Maputo, a abertura do I Seminário Intersectorial: Fortalecimento e Capacitação Técnica da rede de atenção à Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência baseada no Gênero e Promoção de saúde.

A abertura da formação que tem como objectivo sensibilizar e fortalecer a capacidade dos gestores e profissionais da saúde que actuam directamente com as mulheres em situação de violência, com vista a melhorar a resposta do Governo na aplicação do Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher, e diminuir o quadro de violência baseada no gênero, foi testemunhada pelo Embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares, Secretário Permanente do MISAU, Zacarias Zindoga, Parceiros de Cooperação, Especialistas de Saúde, Profissionais do Ministerio do Género, Criança e Acção Social, e Procuradoria-Geral da República.

A capacitação, ministrada por três técnicas do Ministério da Saúde do Brasil, com apoio do FNUAP, foi formulada de maneira participativa e horizontal entre os Ministérios da Saúde dos dois países, e abrange 50 profissionais de saúde que serão dotados de ferramentas essenciais para actuarem como multiplicadores em atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência baseada no gênero.

A formação terá carga horária total de 32 horas, organizadas em oito temas voltados para o aprofundamento nos assuntos relacionados à promoção da saúde, às relações de gênero, ao acolhimento de crianças, adolescentes e mulheres em situação de violência, e às redes de Atenção às crianças, adolescentes e mulheres em situação de violência.

Espera-se ao final do curso que se inicie a elaboração de uma proposta de plano de acção dos serviços de saúde de Moçambique, integrado ao mecanismo multisetorial já existente.