Notícias

Ministro da Saúde felicita enfermeiros pelo seu dia internacional em visita ao Hospital Provincial da Matola

Sua Excelência Prof. Doutor Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde, realizou hoje, 12 de Maio, uma “visita-surpresa” ao Hospital Provincial da Matola (HPM), para uma saudação especial aos enfermeiros, por ocasião do seu Dia Internacional, que se assinala neste Domingo. Na ocasião, o Ministro da Saúde felicitou os enfermeiros e os exortou a continuarem a trabalhar com zelo e empatia.

Durante a sua estadia na maior unidade sanitária ao nível da Província de Maputo, o governante escalou o Banco de Socorros, saudou os pacientes e os profissionais afectos a aquele sector, tendo afirmado estar muito satisfeito com o trabalho que está a ser desenvolvido pelos profissionais de saúde no HPM.

A visita de Armindo Tiago, coincidiu com uma acção similar de crentes da Igreja Universal que no local, foram acarinhar os profissionais de enfermagem em serviço, pelo seu dia internacional.

O Serviço Nacional de Saúde conta actualmente com 1.765 unidades sanitárias e 19.441 enfermeiros, dos quais 11.193 enfermeiros gerais e 8.248 enfermeiros de Saúde Materna Infantil, perfazendo um rácio de 3,5/10000 habitantes e 6,3/10000 habitantes respetivamente.

Este, ainda se encontra abaixo do rácio recomendado, daí que, reconhecendo a necessidade de aumentar os números de profissionais na área de enfermagem em Moçambique, o governo, em coordenação com o sector privado, identificou a imperiosidade de expandir o número de instituições que formam na área de saúde, com destaque para a área de enfermagem.

Actividades de homenagem aos enfermeiros tiveram lugar a nível central e um pouco por todas as unidades sanitárias do país.

O Dia Internacional do Enfermeiro hoje assinalado tem como lema “Os nossos enfermeiros, nosso futuro”.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *