Saúde Escolar e do Adolescente
Objectivo geral
- Reduzir a morbi-mortalidade entre crianças, adolescentes e jovens, promovendo as práticas necessárias para uma vida saudável favorável a educação, crescimento e desenvolvimento harmonioso no contexto dos cuidados continuados da vida, bem como a detecção precoce das doenças nos escolares.
Objectivo específicos da componente de Saúde Escolar
- Assegurar e dinamizar a implementação efectiva, nas escolas do EP1 e do EP2, das vacinas antitetânica de reforço, incluindo estudantes do sexo feminino com 15 anos ou mais;
- Promover, dinamizar e tomar medidas apropriadas para a implementação do Pacote Básico de Saúde Escolar;
- Promover, dinamizar e tomar medidas apropriadas, para a formação e capacitação; dos professores das EP1 e EP2 em matéria de promoção e preservação da Saúde, bem como na prestação de Primeiros Socorros;
- Promover e dinamizar a desparasitação das crianças nas escolas EP1 e EP2
Objectivo específico da componente de Saúde do Adolescente
- Promover o desenvolvimento físico, social, sexual e reprodutivo harmonioso, dos Adolescentes e Jovens,
- Expandir o número de Serviços Amigos de Adolescentes e Jovens (SAAJs)
- Aumentar o número de utilizadores dos SAAJs,
- Desenvolver e consolidar o carácter multisectorial do programa, com o envolvimento das estruturas locais de Educação, Juventude e Desportos,
- Aumentar o número de Adolescentes e Jovens que têm acesso a Aconselhamento e Testagem Voluntária nos SAAJs.
Relatório Saúde Escolar e do Adolescente 2007
No decurso do ano em análise a implementação do Programa de Saúde Escolar e do Adolescente, na sua Componente Escolar incidiu na expansão do Pacote Básico de Serviços (Exames médicos, Vacinação, Saneamento do Meio, Promoção para a Saúde, entre outros) para todo o País, mais precisamente para as escolas das Sedes distritais. E como forma de dinamizar este processo foram capacitados 502 professores em matéria de Saúde Escolar e Primeiros Socorros a nível nacional. Como forma de orientar a identificação das Escolas Modelo foram elaborados instrumentos para a sua acreditação. A revisão da Estratégia de SE e do Acordo MEC/MISAU em SE está em curso.
Saúde do Adolescente
No âmbito do Programa de Saúde Escolar e do Adolescente com o apoio da Assessoria técnica, o sector prestou
ü Apoio técnico às províncias de Gaza e Niassa, no que se refere a planificação da expansão do Programa Multisectorial para o Norte de Gaza (distritos de Chigubo, Massangena) mediante parceria do programa apoiado pela UNFPA/Pathfinder e o Núcleo Provincial de Combate ao SIDA (NPCS).
ü Acompanhamento, em Niassa, da 1ª formação multissectorial de formadores, bem como participação na reunião multissectorial e ainda prestação de apoio à primeira formação de provedores. Foram implantados 35 SAAJ’s, dos quais 2 na província de Inhambane, 3 na Província de Maputo e 11 alternativos na Cidade de Maputo.
ü Realizados contactos com 2 províncias interessadas em fazer a implantação de SAAJs em Instituições de Formação, caso das províncias da Zambézia e Niassa.
ü No 2º trimestre foram incluidos 2 formadores das IdFs
ü já foi desenvolvida uma proposta de estratégia do PAV, faltando a discussão no grupo da SEA.
ü foram iniciados contactos com a DRH - Formação, visando a introdução de SSRAJ/HIV/SIDA nos currículas de todas as categorias profissionais de saúde
ü Foi realizada a certificação de qualidade dos formadores de SSRAJ/HIVSIDA, num total de ..., dos quais foram certificados somente 44 formadores, visando a sustentabilidade técnica do programa, tendo sido utilizadas as instalações e serviços das Instituições de Formação.
ü Foram treinados 26 formadores para a implantação de ATS nos SAAJ's a nível Nacional, com os fundos do CDC não só para a formação de formadores como também para 2 formações de 51 provedores em ATS para os SAAJs e organização dum encontro de 3 dias para a preparação destas 2 últimas formações.
ü Foi definida a estratégia de monitoria dos formadores, incluindo um pacote de intervenções durante a formação de formadores em ATS para os SAAJ's.
ü Foi produzido o Manual de Formação de Formadores em ATS. Este foi usado e testado na formação de formadores e provedores para os SAAJ's com apoio da CDC/UNFPA/Pathfinder International. Todas as províncias têm o Manual com excepção de Niassa, uma vez que esta província só recentemente em Outubro de 2005, iniciou o programa com o apoio do UNFPA/Pathfinder International e ainda não existia aquando da realização da formação de formadores, técnicos provinciais formados em SSRAJ/HIV/SIDA, critério importante para a selecção como formador para ATS.
ü Dois técnicos da SEA participaram no treino de provedores em ATS em Inhambane (sendo 1 como formador e coordenador da formação e outro como participante). No entanto, foram actualizados 28 formadores e 51 provedores em ATS para os SAAJ's.
ü Participação de técnicos da SEA na Reunião Nacional de SIDA realizada em Março e em Junho na Reunião Nacional do PAV e na Reunião multisectorial (MISAU, MINEC e MJD) do Programa Geração Biz, todas realizadas na cidade de Maputo. Participaram também nos encontros regulares das actividades realizadas no SAAJ-HCM e a AT da SEA, para além dos encontros de planificação e monitoria no SAAJ do Centro de Saúde de Xai-Xai.