Procurar:

Menu superior

MISAU Lança Plano Nacional de Controlo das Doen... Lançamento do Plano Nacional de Doenças Neglige... IMT Forma Formadores em Cuidados de Saúde Primá... HCM Recebe Cadeiras de Rodas 25 de Abril: Dia Mundial de Combate à Malária MISAU em XXXVII Conselho Coordenador XXXVII Conselho Coordenador de Saúde Tomada de Posse de Novos Quadros de Direcção 7 de Abril: Dia Mundial da Saúde I Reunião Bi-Anual do Comité de Coordenação Sec... Pós-Graduação em Especialidades Médicas e Medic... 24 de Março: Dia Mundial de Luta Contra Tubercu... XIV Jornadas de Saúde MISAU realiza V Reunião Nacional de Oftalmologia V Reunião Nacional de Oftalmologia MISAU inaugura Laboratório Nacional de Referênc... Iniciou hoje a Reunião Nacional sobre Redução d... Reunião Nacional sobre Redução da Desnutrição C... IV Reunião Nacional das ITS/HIV/SIDA Formação Sobre Qualidade e Humanização dos Cuid... MISAU em XI Avaliação Conjunta Anual do Sector... Formação sobre Gestão e Controlo de Medicamento... XI Avaliação Conjunta Anual do Sector (ACA XI) Concurso para Bolsas para Estágios de Curta Dur... 6 de Fevereiro: Dia Internacional de Tolerância... 4 de Fevereiro: Dia Mundial de Luta Contra o Ca... Formação Nacional em Cuidados de Saúde Primário... Concurso Público Nº 07/BM – REAG/011 e Nº 17/MZ... MISAU Anuncia Vencedores do Prémio Saúde para J... Governo Aprova Proposta de Lei que Cria Serviç... Assinatura do Protocolo de Cooperação entre MIS... Anúncio de Vaga para Contratação de Product Man... Boletim de informação do SIFo de Janeiro a Sete... Encerramento da III Reunião Nacional do Program... Edital de Exame Extraordinário para Obtenção do... III Reunião Nacional do Programa Alargado de Va... Mensagem do Director da Região Africana da OMS... Prevalência de HIV/SIDA Estabilizou em Moçambique Conferência de Imprensa Alusiva à Semana Nacion... Oficina de Trabalho sobre Humanização na Formaç... Abertura da VI Reunião Nacional da Inspecção-Ge... 2º Curso Nacional sobre Dor e Cuidados Paliativos Plano de Acção para Redução da Pobreza (PARP) 2...




Home / MISAU / Gabinete de Inspecção



Gabinete de Inspecção

Definição, Objectivos Gerais e Funções

A Inspecção Geral de Saúde é parte integrante da estrutura orgânica e funcional do MISAU e exerce as suas atribuições com autonomia orçamental e administrativa.

É órgão fiscalizador da ética de deontologia profissional e da legalidade dos actos praticados em todos o órgãos e instituições do Ministério e do Serviço Nacional de Saúde, na área farmacêutica e no sector privado vocacionado para a prestação de cuidados de saúde.

Missão

A Inspecção Geral de Saúde visa fiscalizar e controlar o cumprimento da legislação sanitária, administrativa, económico-financeira vigente em todas as instituições do Ministério da Saúde e em estabelecimentos privados de prestação de cuidados de saúde sediados em todo o território nacional.

Organograma

Dispor o organograma, com indicação dos nomes dos que detêm mais alta posição e contacto de cada departamento ou repartição.

Direitos e Deveres do Cidadão

O cidadão sempre que assista ou seja vítima de uma anormalidade em qualquer instituição do Ministério da Saúde ou privada, deve efectuar denúncia por forma a se averiguar a causa e eliminar o procedimento incorrecto.

Após a descrição mais exaustiva dos Direitos e Deveres do Cidadão, dever-se-á colocar em forma de link a frase: Formulário de Reclamações/ Sugestões, com vista a aceder ao item descrito anteriormente.

Imperioso também a inserção dos contactos da Inspecção Geral para este efeito.

Formulário de Reclamações/ Sugestões

Na introdução ao formulário deve-se destacar a seguinte frase: “Respeitamos o anonimato”.

Propomos os seguintes campos para o formulário (os campos marcados com * são obrigatórios):

  • Nome
  • Tel/ Cel
  • E-mail:
  • Localidade
  • É funcionário do MISAU: Sim / Não
  • Ocorrência*
  • Reclamação/ Sugestão*

Estatísticas

Aqui serão expostas as Estatísticas referentes às denúncias efectuadas.

Nota:

Pela natureza das funções que exercem terão o poder de decidir a colocação da informação na página Web e a responsabilidade na integra da mesma. Assim sendo, será necessária uma relação mais próxima com o Webmaster.

Relatório de Prestação de Contas da Inspecção 2006

 

A Inspecção Geral de Saúde registou transformações no quadro das mudanças ocorridas em 2006, que resultaram na instalação dos Gabinetes de Inspecção ao nível Central e Provincial.

As Delegações Regionais Norte e Centro da Inspecção Geral de Saúde deixaram de existir, dando lugar aos Gabinetes de Inspecção nas Direcções Provinciais de Saúde e na Direcção de Saúde da Cidade de Maputo.

O processo de reestruturação da Inspecção no Ministério da Saúde teve o momento mais alto em Agosto último, com a realização da Reunião Nacional na qual participaram todos os Inspectores recém designados e cessantes.

A Reunião visava capacitar e integrar os novos Inspectores em matéria de inspecção e sobretudo chamar atenção para a nova abordagem do sector que tem que privilegiar actividades inspectivas com carácter educativo, preventivo e que prioriza a auscultação das queixas e denúncias populares, dando a estas o devido tratamento.

A Reunião Nacional produziu recomendações de cumprimento obrigatório para todas as instituições de Saúde, incluindo os Gabinetes de inspecção (anexo 1).

Ministério da Saúde - Luta contra a Corrupção

O Ministério da Saúde exorta os utentes e sociedade em geral a dar o seu contributo no combate e eliminação de todos os males que grassam as instituições de Saúde a vários nívies.

O mau atendimento, cobranças ilícitas e outras manifestações de corrupção, são males a erradicar com urgência, com envolvimento de todos.

caro utente, colabore com o Ministério da Saúde na implantação duma Administração Pública que sirva os interesses da sociedade moçambicana.

Colabore, denunciando qualquer manifestação que atente contra os princípios de Ética e Deontologia, apresentando denúncias, reclamações e sugestões através dos números dos telefones instalados nas seguintes instituições: