À margem do I Seminário de Residências Médicas realizado esta sexta-feira, 05 de Julho, em Maputo, cujo lema foi "Reflexão sobre a Residência Médica e Adesão aos Regulamentos estabelecidos como base para um Crescimento com Equidade e Transparência",

foram, em ambiente de júbilo, distinguidas figuras que se destacaram ao longo da sua carreira no desenvolvimento e avanço da Medicina no país, de onde se insere a formação médica, de especialistas e não só.

Das mãos de Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde que orientou a cerimônia de abertura e moderado os painéis em debate, receberam, pela sua nobreza e distinção, Diplomas de Mérito os Médicos António Bugalho, Américo Assan, José Langa, Orlanda de Albuquerque e Eduardo Matediana. Dirigindo-se a estas ilustres figuras, a Ministra da Saúde enalteceu o seu papel, percurso, tendo frisado que as distinções consistiam em "homenagens merecidas".

Durante este I Seminário, os debates estiveram à volta dos Desafios da Formação Médica em Moçambique, com especial enfoque para a necessidade da busca de uma uniformização da Formação Médica em todo o país através da adequação do mesmo regulamento e modelo de formação. Por outro foram propostas estratégias para cada vez mais incremento de Médicos Especialistas nacionais no Serviço Nacional de Saúde.

O evento que juntou diversas gerações da Medicina do país, contou com a presença de Médicos Nacionais e Estrangeiros, Directores Nacionais e Adjuntos no MISAU, Directores / Representantes dos Hospitais Centrais e Provinciais, de Instituições sob tutela, Acadêmicos, entre outros Especialistas da Saúde