gototopgototop
Skip to content
Increase font size  Decrease font size  Default font size  Skip to content
25 de Abril: Dia Mundial da Malária PDF Imprimir E-mail
Quinta, 25 de Abril de 2013

Celebra-se, hoje, 25 de Abril, o Dia Mundial de Malária. Este ano, a data assinala-se, em todo o mundo, sob o lema “Invista no Futuro: Vença a Malária!” e, em Moçambique, as cerimónias centrais tiveram lugar no bairro de Ndlavela, município da Matola, província de Maputo.

As cerimónias centrais, marcadas por realização de feira da saúde; exposição de diversos produtos utilizados para o controlo da malária; exposição de várias actividades desenvolvidas pelos parceiros do Plano Nacional de Controlo da Malária (PNCM); discursos; e diversas actividades culturais, foram presenciadas por diversas personalidades, com destaque para a Primeira-Dama da República, o representante do Ministério da Saúde, o representante dos parceiros, a Senhora Governadora da província de Maputo, entre outras.

Na ocasião, o Dr. Mouzinho Saide, Director Nacional de Saúde Pública, em representação do Ministério da Saúde, disse que o Governo tem feito muitas intervenções para o combate da malária em Moçambique, com actividades de pulverização das casas, distribuição de redes mosqueiteiras, entre outras actividades. Entretanto, a malária continua a ser um problema de Saúde Pública em Moçambique, pois é uma das doenças que mais matam no país.

Segundo a Primeira-Dama da República de Moçambique, Dra. Maria da Luz Guebuza, que também falava no evento, o lema escolhido para este ano “Invista no Futuro: Vença a Malária!”, significa uma reflexão sobre esta doença, que representa a maior causa da morte não só em Moçambique, mas também no continente e no mundo.

Por sua vez, o Dr. Daniel Kertesz, representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Moçambique, revelou que, durante a década passada, a África registou progressos significativos na prevenção e controlo da malária. E referiu que o relatório mundial de 2012 sobre a malária indica uma redução de 33% das mortes devido a esta doença em África.

Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2013