A Provincia de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, recebeu na Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, um total de seis camiões contentorizados, com pouco mais de 2250 Kit's US ou Kit's Unidades Sanitárias.
 
A distribuição destes Kit's US é uma actividade de rotina coordenada pela Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM), e visa a melhoria dos cuidados de saúde primários, no que concerne à uma maior disponibilidade de medicamentos para os utentes, um objectivo definido pelo Governo de Moçambique e implementado pelo Ministério da Saúde (MISAU).
 
Regra geral, estes  Kit's, primeiro são enviados para os armazéns provinciais de onde são distribuídos mensalmente, pelos distritos, e por fim, para as Unidades Sanitárias.
 
Os Kit's US estã concebidos para 1000 consultas externas e contêm cerca de 50 medicamentos diversos, para o tratamento das principais doenças neste nível de atenção, como por exemplo: Diarreias; Complicações respiratórias; Paragem cardíaca (fibrilhação ventricular, assistolia, actividade eléctrica sem pulso); Anafilaxia, reacções alérgicas severas; Problemas gastrointestinais; Analgésicos; Anti-hipertensores; Anti-infecciosos de diversos níveis; Desparasitantes; Anti-maláricos; Antianémicos; Preservativos; Anti-hemorrágicos pós parto (Oxitocina), algum material médico-cirúrgico, antissépticos/desinfectantes e material de penso.
 
O acto de entrega e ou recepção dos Kit's foi dirigido pela Directora Provincial de Saúde de Cabo Delgado, Dra. Anastácia Lidimba, evento que contou com a presença de representantes do MISAU, Directora Nacional-adjunta da CMAM, Dra Brana Santos, imprensa e Sociedade Civil.
 
Actividades similares decorrem em simultâneo, em todas as provincias do país.