Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde, orientou na manhã desta sexta-feira, em Maputo, o I Seminário de Residências Médicas, evento cujo debate esteve à volta do lema “Reflexão sobre a Residência Médica e Adesão aos Regulamentos estabelecidos como base para um Crescimento com Equidade e Transparência”.

Na sua intervenção, Nazira Abdula referiu que a contínua melhoria dos serviços de Saúde está dependente da qualidade de formação dos Profissionais de Saúde.

"Estamos Cientes de que a melhoria da qualidade dos Serviços prestados à população resulta da melhoria da qualidade de formação dos seus quadros. Por isso esta é uma oportunidade para juntos debatermos e propormos acções prioritárias a curto, médio e longo prazos com vista à melhoria da qualidade na Formação e Médicos especialistas".

Num outro desenvolvimento, a Ministra da Saúde destacou os avanços em curso na classe Médica nacional.

"Como resultado da combinação de esforços, empreendidos nos últimos 3 anos, foram graduados 364 especialistas formados a nível nacional e internacional".

O evento constituiu uma oportunidade para o desenho de estratégias face aos desafios da classe médica e a busca de caminhos para mais e melhor qualidade de serviços.