Excelentíssimo Sr. Secretario Permanente do Ministério da Saúde, Dr. Zacaria Zindoga participou hoje, 4 de Junho, em Maputo, na cerimonia de abertura da X Edição da palestra Anual em Saúde Global da Fundação Manhiça. cujo propósito é a partilha dos principais resultados das pesquisas em HIV/SIDA realizadas na África Subsaariana.

  

Na sua intervenção, o Secretário Permanente referiu que o Governo de Moçambique, representado pelo Ministério da Saúde, está muito orgulhoso de fazer parte das instituições que dão sustentabilidade ao Centro de Investigação em Saúde de Manhiça, contribuindo, assim, para impulsar a pesquisa biomédica em Moçambique e fortalecer a capacidade de pesquisa em saúde.

Outro ponto referido pelo Secretário Permanente, foi a subida da prevalência do HIV-SIDA no país, para 13.2%, o que representa um enorme desafio para o Governo moçambicano.

Entretanto, Dr. Zacaria Zindoga disse esperar que os resultados das atividades de pesquisa em HIV levados a cabo pelo Centro de Investigação em Saúde da Manhiça e outras instituições, que hoje foram apresentados, contribuam para a prevenção, diagnósticos e manejo clínico do HIV/SIDA