Nomeado por Sua Excelência Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, na última Sexta-feira, 17 de Janeiro e empossado no dia seguinte, 18, Sua Excelência Professor Doutor Armindo Tiago, novo Ministro da Saúde (MISAU), recebeu na manhã desta Segunda-feira, 20 de Janeiro, as pastas do pelouro, das mãos da sua antecessora, Doutora Nazira Abdula.
 
 
O acto solene que teve lugar no edifício sede do MISAU, foi presenciado por quadros seniores a diversos níveis da instituição.
 
Em seguida, o Professor Doutor Armindo Tiago, novo Ministro da Saúde, dirigiu a I Sessão Extraordinária do Consultivo, onde para além de conhecer os respectivos diretores nacionais e diretores nacionais adjuntos, e chefes de departamentos autônomos, familiarizou-se com os diversos instrumentos legais de funcionamento do sector.
 
Ainda esta Segunda-feira, Sua Excelência Senhor Ministro, Professor Doutor Armindo Tiago manteve, no MISAU, um encontro de apresentação mútua com funcionários afectos aos órgãos centrais.
 
Conheça o Perfil Académico e Profissional de Sua Excelência, Professor Doutor Armindo Tiago, novo Ministro da Saúde
 
✅ É Doutorado em Genética da Doença Cardiovascular (2003), pela Universidade de Witwatersrand, República da África do Sul; Licenciado em Medicina (1993), pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM); e Médico Especialista em Endocrinologia (2009), pelo Hospital Central de Maputo, com estágio no Inkosi Albert Lithuli Hospital, Durban, República da África do Sul.
 
✅ O novo Ministro da Saude é igualmente docente e investigador na Faculdade de Medicina da UEM, desde 1993. É Professor Auxiliar desde 2004 e lecciona as disciplinas de Fisiologia I, Fisiologia II e Fisiopatologia, no Departamento de Ciências Fisiológicas nesta mesma Faculdade. Faz supervisão académica de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento.
 
✅ As suas áreas de interesse na investigação incluem, a malária, diabetes mellitus, hipertensão arterial e educação médica. Nestas áreas, é autor ou co-autor de vários artigos científicos e manuais didácticos e normativos. Nas mesmas áreas, organizou e participou em vários eventos científicos nacionais e internacionais.
 
✅ Foi Director do Gabinete de Educação Médica (2012-2015), por inerência de funções, Coordenador de Qualidade Académica e Director-Adjunto para a Docência na Faculdade de Medicina da UEM.
 
✅ É membro de organizações sócio-profissionais, tais como a Associação Médica de Moçambique; Academia de Ciências de Moçambique; e Ordem dos Médicos de Moçambique.
 
✅ Assume também a Presidência da Associação Moçambicana dos Diabéticos (AMODIA) e, por intermédio, é Membro da International Diabetes Federation (IDF) e Presidente do Comité Técnico Consultivo de Malária.
 
✅ Foi membro não executivo do Conselho Nacional para a Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ) e das comissões instaladoras da Universidade do Lúrio e Ordem dos Médicos de Moçambique, tendo sido, também membro do Conselho Académico da UEM (2012-2017), como representante da área de Ciências Médicas.
 
✅ Antes da sua nomeação para o cargo de Ministro da Saúde, era Vice-Reitor da Universidade Eduardo Mondlane para a Área de Administração e Recursos.