As autoridades de Saúde do país mostram-se satisfeitas com a cobertura de vacinação contra a cólera que se cifrou em cerca de 90%, percentagem acima da mínima esperada que é de pelos menos vacinar 80% da população.

Em Conferência de Imprensa de divulgação de dados sobre a campanha e actualização da situação epidemiológíca na Província de Cabo Delgado, realizada esta quarta-feira, 22 de Maio, na cidade de Pemba, a Directora Provincial de Saúde, Dra. Anastâcia Lidimba, disse ter correspondido as expectativas a campanha ora terminada.

“Nós como Governo, como Direcção Provincial de Saúde estamos satisfeitos com os números da campanha de vacinação, pois atingimos perto de 90% da população alvo, o que é bom, pois vai permitir que muitas pessoas, a par de outras medidas básicas como a higiene individual e colectiva estejam protegidos contra a doença”.

Por seu turno o Director Geral do Instituto Nacional de Saúde, Dr. Ilesh Jani, disse que o sector já está a preparar a segunda dose da vacina, a que vai permitir imunidade às pessoas por muito tempo.

“O sector de saúde já se encontra a preparar a segunda dose da vacina contra a cólera. A segunda dose é importante pois permite o bloqueio da transmissão por cerca de 5 anos, daí todos os que tomaram a vacina conservarem seus cartões e aderirem à segunda dose que em princípio terá lugar de 17 a 21 de Junho próximo”. Por outro lado, Jani referiu que a vacina em si não protege da cólera, pelo que “é preciso que todos observem as medidas básicas de higiene como lavar as mãos, beber água tratada, lavar os alimentos, cozendo-os bem, entre acções de saneamento do meio. A vacina é complementar a essas medidas”, disse Jani.

A Directora Provincial de Saúde de Cabo Delgado aproveitou a ocasião para “agradecer a todos que nos apoiaram desta campanha, em primeiro lugar aos profissionais de saúde, aos nossos Parceiros de Cooperação, à comunidade e pessoas de boa vontade pela sua entrega para que alcançassemos estes resultados”.

A campanha foi orçada em cerca de seis milhões de meticais.