Sua Majestade Letizia Rocasolano, Rainha da Espanha visitou esta segunda e terça-feira, em Maputo e Sofala instalações do ramo da Saúde com enfoque para as que tem a parceria da Cooperação Espanhola.

 

Com efeito, Letizia Rocasolano acompanhada de Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde, visitou esta segunda-feira o Centro de Saúde da Manhiça, onde manteve contacto com pacientes, mães e crianças e ainda com Profissionais de Saúde daquela unidade hospital.
 
 
*À visita ao Centro de Saúde* seguiu-se o Centro de Investigação em Saúde da Manhiça. No CISM Sua Majestade visitou dois laboratórios, onde foi-lhe dada a conhecer o estágio da pesquisa da vacina contra a malária e outras em curso.
 
Ainda no CISM houve um encontro de cortesia que contou, entre outros, com a presença do Governador da Província de Maputo, Raimundo Diomba, o Presidente da Fundação Manhiça, Dr. Leonardo Simão.
 
*Em Sofala*, província que foi assolada pelo ciclone IDAI, Letizia visitou o Hospital de Campanha no distrito de Dondo, implantado e administrado pela Cooperação Espanhola, bem como o Hospital local e outras infraestruturas na cidade da Beira. 
 
*Nestes locais*, para além de ter mantido encontros com a equipa médica espanhola, a Rainha encorajou os Profissionais de Saúde a continuar com a entrega até agora demonstrada com vista a salvar mais vidas.
Por outro lado, transmitiu mensagens de esperança aos pacientes que se encontravam nas Unidades sanitárias em busca de Saúde.
 
*Entretanto, Sua Excelência Dra. Nazira Abdula*, Ministra da Saúde, reuniu o Colectivo Extraordinário da Direcção Provincial de Saúde de Sofala, e com Parceiros de Cooperação que estão a apoiar nas actividades desde o ciclone, tendo sido passada em revista a cooperação até ao momento e a Ministra da Saúde encorajado e agradecido o apoio destes na recuperação pós-ciclone.
 
Abdula reconheceu ainda a entrega do pessoal da Saúde baseado em Sofala e encorajando para que continuem a prover saúde aos cidadãos.