Imprimir

Sob o lema "Diga ahh: actua sobre a saúde oral", Dr. Naftal Matusse, Director Provincial de Saúde, orientou esta Quarta-feira, no Instituto de Formação em Saúde de Inhambane, as Cerimónias Central do Dia Mundial de Saúde Oral.
 
*Na sua intervenção*, o Director  reconheceu a importância da Higiene Oral no seio das comunidades com maior atenção nas crianças.
 
 
 
Matusse, apelou aos Encarregados de Educação para garantirem que as suas crianças escovem os dentes regularmente para evitar a formação da placa bacteriana. 
 
*Por outro lado*, o Director Provincial de Saúde referiu haver necessidade de se levar a cabo acções  específicas para prevenir  doenças orais e salvaguardar a saúde em geral.
 
Na ocasião, várias actividades foram levados a cabo, como o caso de apresentação de peças teatrais sobre higiene oral, demostração de como cuidar dos dentes, distribuição de Kits de escovas de dentes e pastas dentífrica entre outras.
Importa referir que do nível Central estiveram os Drs. Frederico Nhalane, Lyvan Forbe, Angélica Quefasse e Amália Mepatia, todos afectos ao Programa Nacional de Saúde Oral e que durante 4 dias orientaram palestras nas Escolas, no Infantário de Inhambane, em mercados e feiras. 
 
Participaram neste evento membros do Governo provincial e Distrital, Representante Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, Representante da colgate, alunos de Escolas Primárias, entre outros convidados.