Imprimir

A sala Magna da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane acolheu esta quinta-feira a cerimônia de Lançamento do livro intitulado "Manual de Tratamento de Feridas e Úlceras" da autoria do Médico Moçambicano Américo Assan, Assessor no Ministério da Saúde.
 
A obra, fruto da experiência ocular e prática do trabalho do Dr. Américo Assan durante mais de 30 anos nas quais exerce a Medicina, começou a ser elaborada há perto de duas décadas e hoje torna-se num importante manual para uso no sector da Saúde, no país e não só.
 
Falando na cerimônia, Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde, referiu estar "honrada em participar nesta cerimônia de Lançamento de um importante livro com contribuições úteis para os nossos estudantes e profissionais de Saúde em actividade". Abdula acrescentou ainda que "todos devemos buscar da essência desta obra e com isso podermos acrescer o conhecimento que temos no tratamento de feridas e úlceras".
 
Por seu turno, o autor da obra, Dr. Américo Assan, disse que a publicação da obra é o culminar de um longo período de escrita "desde 1999 que venho escrevendo esta obra, entretanto devido a razões de vária ordem levou muito tempo para sua conclusão e tive que adequar e actualizar algumas práticas nela contida dada a extemporeanedade.
 
Com o Manual pretendo trazer uma contribuição para a área médica no que conserne ao Tratamento de Feridas e Doenças Úlceras. Os Estudantes de Medicina e não só têm em mão um manual fruto de experiência pessoal e colectiva sobre esta matéria. Fruto de muita experiência prática por mim vivida e que decidi partilhar com todos", disse Assan.
 
De realçar que a obra foi lançada sob a égide da editora "Alcance Editores" e prefaciada pelo Prof. Doutor Fernando Vaz.