Imprimir

Sua Excelência Dra. Isaura Ferrão Nyusi, Esposa do Presidente da República, procedeu na manhã desta quarta-feira, em Maputo, ao Lançamento do Plano Nacional de Controlo do Cancro 2019 - 2029, um instrumento que serve de guia com vista à redução à curto, médio e longo prazos de diferentes cancros que afectam a população, cuja tendência é cada vez crescente, em especial na comunidade jovem e adulta para os cancros do Colo do Útero e da mamã, e adulta/terceira idade para o Cancro da Próstata, sem descurar do Cancro infantil.

Dirigindo-se aos presentes, a Esposa do Presidente da República referiu que o Plano lançado justificava-se pelo facto de "definir acções concretas e específicas com foco nos Cancros prevalecentes". E ainda "permitir obter mais financiamento para esta área e um maior número de Parceiros de Cooperação para a implementação das actividades no decorrer destes 10 anos".

 

Por outro lado, Isaura Nyusi apelou aos presentes para que repliquem a mensagem de que "é possível vencer o Cancro", e para tal todos devem fazer quanto cedo o diagnóstico da doença e se confirmado seguir o tratamento. Asseverou ainda que "apesar de todos os esforços para controlar os cancros no país, a prevenção contínua sendo o melhor método de combate".

Já a Ministra da Saúde, Dra. Nazira Abdula, enalteceu "os esforços da Mamã Isaura Ferrão Nyusi no combate ao Cancro no nosso país". Referiu ainda que "a sua entrega e dedicação conduzem-nos para o alcance de melhores resultados nesta luta que seguramente iremos dar passos significativos com este plano".

De salientar que um dos momentos que corporizou o evento foi a entrega de exemplares do Plano Nacional a Parceiros e Direcções Provinciais de Saúde (Cabo Delgado em representação das outras DPS's).

Presentes na cerimônia de lançamento estiveram Profissionais da Saúde em representação de todo o país, Parceiros de Cooperação, Religiosos e Líderes Comunitários.