Imprimir

Trata-se das Enfermarias de Medicina do Hospital Distrital de Quissico e de Ortopedia do Hospital Provincial de Inhambane ambas reconhecidas como modelo, na passada quinta-feira, 21, em cerimónia dirigida por Sua Excelência Prof. Doutor João Leopoldo da Costa, Vice-Ministro da Saúde no quadro da visita de trabalho que desde quarta-feira efectua àquela província.

 

O reconhecimento é o culminar do resultado das avaliações que vinham sendo efectuadas pelo Ministério da Saúde em conformidade com os critérios estabelecidos para o efeito.

Na sua intervenção, nas duas ocasiões, o Vice-Ministro da Saúde começou por felicitar a todos os funcionários das Unidade Sanitárias, as respectivas direcções e a comunidade, pois segundo referiu o esforço conjunto e trabalho harmonioso dos Hospitais e Comunidades foram fundamentais para o reconhecimento que lhes foi conferido. Num outro desenvolvimento, da Costa referiu que a distinção daquelas Enfermarias constitui uma grande responsabilidade pois eleva as expectativas dos utentes, havendo necessidade de um esforço para se manter o estatuto hoje alcançado, tendo para efeito apontado a contínua melhoria da qualidade de serviços e envolvimento comunitário como ferramentas chave.

Em relação ao Hospital Provincial de Inhambane, o Vice-Ministro diz ter ficado evidente que a melhoria da qualidade de atendimento nem sempre é condicionado a melhores infraestruturas, fazendo alusão ao desafio de instalações que se verifica no HPI.

Ainda na quinta-feira, na sua carregada agenda, o Vice-Ministro visitou as obras do Centro de Atendimento Integrado, serviço anexo ao Hospital Distrital de Quissico, as obras de Construção do Hospital Distrital de Jangamo, visitou um Agente Polivalente Elementar ainda no distrito de Jangamo, e reuniu com Parceiros de Cooperação que trabalham em Inhambane.

Hoje, último dia de visita, Sua Excelência Prof. Doutor João Leopoldo da Costa, Vice-Ministro da Saúde, trabalhou no distrito da Massinga e na cidade da Maxixe, onde manteve encontros com autoridades, funcionários da Saúde e estudantes, bem como visitar unidades sanitárias e infraestruturas do sector.

No balanço da visita havida há instantes na cidade da Maxixe, Sua Excelência Vice-Ministro classificou de positivo o desempenho da província, tendo referido que encontrou profissionais da Saúde motivados e bom retorno por parte das comunidades, apesar de algumas sugestões apresentadas por estes. 

No que concerne às recomendações de carácter geral, destaca - se a necessidade da elaboração de estratégias concretas para o combate à malária, educação nutricional e retenção dos pacientes em TARV.

Nesta visita, Sua Excelência Vice-Ministro fez - se acompanhar pelo Director Nacional de Assistência Médica, Dr. Ussene Isse e pelo Director Nacional Adjunto de Recursos Humanos, Dr. Manuel Macebe.