O Centro de Abastecimentos localizado na Cidade de Maputo foi o local escolhido para o Lançamento do Programa Conjunto das Nações Unidas para Melhoria da Saúde Sexual, Reprodutiva, Materna, Neonatal, Infantil e do Adolescente (SRMNIA).

Trata-se de um programa de três anos que visa garantir maior acesso aos serviços e qualidade das intervenções por parte dos utentes, essencialmente mulheres e crianças.

A cerimônia dirigida por Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde, contou com a presença da Representante do DFID, Dra. Cate Turton, Representante do FNUAP, Dra. Andrea M. Wojnar, Representante da OMS, Dra. Djamila Cabral, Representate do UNICEF, Dr. Marcoluigi Corsiperante, distintos Especialistas da Saúde e membros da Comunidade.

Na ocasião, a Representante do DFID procedeu a entrega de

32 chaves à Sua Excelência Ministra da Saúde, simbolizando igual número de Ambulâncias. Por seu turno, Dra. Nazira Abdula fez a entrega de duas ambulâncias às Direcções Provinciais de Maputo Província e Cidade, uma de cada.

Igualmente foi entregue, de forma simbólica, parte do Material Médico-Cirúrgico que se destina às maternidades hospitalares.

Na sua intervenção, Sua Excelência Dra. Nazira Abdula referiu que o apoio vem reforçar a capacidade de meios circulantes ao nível das Unidades Sanitárias do país.

O programa de três anos é financiado pelo Reino Unido no âmbito da parceria com Moçambique para dar resposta a vários desafios na área da saúde. Os parceiros técnicos são as agências das Nações Unidas para a População (FNUAP), para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).