Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde procedeu na tarde desta sexta-feira dia 11 de Maio corrente, com a inauguração do Serviço de Hemodiálise do Hospital Central de Nampula, constituído por 10 aparelhos.
Na ocasião, a titular da pasta da saúde referiu que com a entrada em funcionamento daquele serviço em Nampula, depois de recentemente ter sido igualmente inaugurado na Beira, o  Governo assegura que pelo menos que haja em cada região do país um Hospital Central com capacidade de fazer hemodiálise, o que vai permitir que pacientes com insuficiência renal  crónica seja assistidos sem os afastar muito das suas famílias como vinha acontecendo.
 
Sua Excelência Dra. Nazira Abdula lembrou que até princípio deste ano este tratamento só era feito no Hospital Central de Maputo. Ainda na sua intervenção, a Ministra da Saúde elucidou aos presentes e a população em geral que o tratamento em hemodiálise é extremamente oneroso para o Estado e famílias, sendo que a prevenção e controlo dos factores de risco deve continuar a ser principal aposta.