Hospital Geral Da Machava Acolhe Cerimônia Central Do Dia Mundial Da Tuberculose

Sob o lema “Por um Mundo Livre da Tuberculose: Seja um campeão”, o mundo celebra hoje o Dia Mundial da Tuberculose, ocasião soberba e soberana para renovar e reiterar os esforços necessários com vista à erradicar a doença no nosso país.

O Hospital Geral da Machava, na Província de Maputo, foi o local escolhido para acolher as Cerimônias Centrais, sob a direcção de Sua Excelência Dra. Nazira Abdula, Ministra da Saúde, que na sua intervenção enalteceu

o papel que vem sendo desenvolvido pelos Profissionais da Saúde, no aumento da capacidade de diagnóstico e tratamento de mais casos, bem como outros avanços como é o caso da introdução do Tratamento Pediátrico da TB no país, no ano passado. Outrossim, a Governante, mostrou-se preocupada pelo facto de a doença ser bastante antiga e apesar disso continuar a constituir uma das principais causas de morte no mundo. Referiu que a conjugação de esforços do Sector, Parceiros e a População, pode ser a chave para que o mais rapidamente se vença a doença, daí o reforço da prevenção desta enfermidade.

O evento com afluência assinalável, contou com a intervenção de Parceiros de Cooperação, que reiteraram o seu apoio incondicional nesta luta contra a doença, e testemunhos de pacientes que superaram a doença. Como que a fazer jus ao slogan escolhido por Moçambique para este ano, afirmaram em uníssono terem vencido à Tuberculose "eu sou uma vencedora". Apelaram para que todos que têm sintomas da doença se aproximem a uma Unidade Sanitária para o diagnóstico, e se positivo iniciar com o tratamento, cumprindo com o período de administração até ao fim, pois só assim poderão vencer esta doença.

Actividades desportivas, exposição e manifestações culturais, caracterizaram o dia naquela Unidade Hospitalar, que teve representativa assistência Comunitária, através dos Comitês, Organizações da Sociedade Civil e público interessado.

De realçar que ao nível das províncias do país  foram replicadas actividades que marcaram este dia, onde mensagens de consciencialização sobre a doença com vista à prevenção, campanhas de rastreio, entre outros movimentos, foram levadas a cabo neste Dia Mundial da Tuberculose.