Considera Vice-Ministro da Saúde

À margem da abertura da 4ª Edição das Jornadas Científicas, hoje, 27, Sua Excelência Prof. Doutor João Leopoldo da Costa, Vice-Ministro da Saúde, considera que os trabalhos a serem discutidos nestas Jornadas espelham a dedicação e empenho dos estudantes, docentes e profissionais das diversas áreas de pesquisa com o intuito de encontrar soluções para os desafios que se colocam no sector da saúde.

 

Na sua intervenção, Leopoldo da Costa apelou aos participantes para proporcionarem debates reflectivos dos aspectos que ajudem a melhorar o desempenho científico. “Pretendemos que estas jornadas despertem a vocação científica dos discentes e dos docentes, que estimulem o espírito de pesquisa na comunidade académica, proporcionem momentos de partilha de conhecimento e incentivem os talentos e a criatividade dos nossos estudantes, através das suas participações em projectos de pesquisa científica”, disse.

As Jornadas Científicas que decorrem no Instituto Superior de Ciências de Saúde realizam-se sob o lema “ICSM 50 anos formando profissionais com qualidade para a melhoria dos cuidados de saúde humanizados”. Segundo o Vice-Ministro este lema reflecte a vontade e a determinação da Instituição em contribuir nos esforços para o desenvolvimento do País.

“Com isso, renova-se a determinação de prosseguir e redobrar os esforços com vista a contribuir no alcance das metas definidas pelo MISAU na sua estratégia de formar técnicos de saúde cada vez mais qualificados, com conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, sob alicerces da Ética e Deontologia Professional”.

De referir que o evento de dois dias irá abordar temáticas ligadas à saúde uso de medicamentos tradicionais para o aborto clandestinos, Estratégia de Coping de Stress na Enfermagem, prevalência do HIV nas consultas pré-natal e gravidez precoce.