Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, inaugurou no domingo, em Nampula, o maior Armazém de Medicamentos do país. Trata-se de uma infraestrutura construída de raiz, com uma área de 3625 metros quadrados e concebido para integrar na sua gestão para além de Medicamentos, material médico-cirúrgico e vacinas.

Beneficia as províncias da Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, sendo que a entrada em funcionamento irá poupar cerca de 120 milhões de meticais por ano, dos cofres do Estado, quando comparado com

o ciclo de distribuição de Medicamentos anterior, que pressupunha o envio de Medicamentos a partir do Armazém de Medicamentos do Zimpeto, em Maputo.

Na ocasião, o Presidente da República realçou a importância do empreendimento, considerando ser mais uma realização do Governo visando melhorar a saúde das populações.
"O Armazém que hoje inauguramos representa mais um passo do nosso Governo visando melhorar e prover saúde ao nosso povo. Com este armazém asseguramos a disponibilidade de medicamentos para as províncias da zona Norte incluindo Zambezia em tempo oportuno, pois será possível a partir de agora armazenar neste edifício medicamentos por um período de 9 meses para as 4 províncias. Por outro lado, iremos poupar dinheiro quando comparado com a logística que era feira anteriormente".

Nyusi, apelou ainda para maior conservação da infraestrutura.
"Que assegurem a conservação deste armazém e que o medicamento chegue a tempo a todas Unidades Sanitárias. Que não faltem medicamentos nos Hospitais".

O Armazém ora inaugurado insere-se no Plano Estratégico do Sector da Saúde PESS 2014-2019, e é operacionalizado pelo Plano Estratégico de Logística Farmacêutica, (PELF), que inclui a aquisição de meios para o transporte de Medicamentos, construção, reabilitação e modernização de alguns armazéns de Medicamentos no país.