A Cidade de Pemba, Província de Cabo Delgado acolheu esta terça-feira, as Cerimônias Centrais do Dia Mundial da Saúde Oral.

O epíteto teve lugar na Escola Primária Completa de Ingonane, onde durante perto de quatro horas, várias crianças (em número considerável) divertiram-se ao som da música infantil, actividades culturais e recreativas que cororizaram a actividade.

O evento cuja direcção coube a Sua Excelência Dra. Neyde Parruque, Esposa do Governador de Cabo Delgado, que na sua intervenção

apelou às crianças para maior cuidado com a Higiene Oral, através da escovagem dos dentes pelo menos duas vezes ao dia, e ainda evitar o consumo de doces e líquidos açúcarados, o que propicia à cárie dentária e apodrecimento dos dentes.

Por seu turno, a Directora Nacional Adjunta de Assistência Médica, Dra. Elenia Macamo, referiu que o sector da Saúde está empenhado na criação de mais condições às Unidades Sanitárias do país, para a precisão no tratamento de doenças de índole oral. Este reforço, ainda segundo Macamo, está sendo efectivado através da aquisição de novos e modernos equipamentos, distribuídos à escala nacional.

Fruto de esforços do sector e Parceiros, foram premiadas crianças, que participaram em jogos e brincadeiras sobre o conhecimento de boas práticas de higiene Oral, com kits dentários, camisetes, bonés, entre outros brindes.

A cerimônia bastante colorida e festiva, contou com a presença do Médico-chefe Provincial, autoridades da Educação ao nível da urbe, alunos e Parceiros de Cooperação.

De referir que para este ano o lema é "Diga ahhh: Pense na Boca, Pense na Saúde".