A Plataforma Educativa de Informação sobre Saúde (PENSA), lançada a 30 de Novembro de 2017, atingiu num espaço de 3 meses mais de 300 mil visualizações, resultante do acesso por 100 mil pessoas.

O Ministério da Saúde e a Source Code, com financiamento do Fundo Nacional de Investigação, desenvolveu

uma plataforma que visa disponibilizar informação ao cidadão, sobre questões relacionadas com a saúde. Através da ferramenta USSD e acedendo gratuitamente para *660# em qualquer celular e nas três operadoras móveis ou através do website www.pensa.org.mz, a plataforma apresenta informação sobre sintomas, causas, tratamento e prevenção de doenças infecciosas (HIV e SIDA, Tuberculose, Malária, Diarreias, Cólera), outras doenças (Diabetes, Hipertensão arterial, AVC, Cancro da Próstata, Cancro do colo e da Mama), bem como informação sobre a Saúde Materna e Infantil, localização e contacto das Unidades Sanitárias, serviço Alô Vida e outras informações de interesse público no campo da saúde.

Desde o seu lançamento, a PENSA já recebeu mais de 300 mil visualizações através de 100.000 pessoas. Estas visualizações tinham como foco buscar informação sobre doenças infecciosas (35%), outras doenças (25%), Saúde Materna e Infantil (13%), Alô Vida (7%) e Unidades Sanitárias (7). Alguns visitantes fizeram o cadastro (6%) e colocaram perguntas e sugestões (7%). Dos 10 mil cidadãos cadastrados na PENSA, cerca de 18% são adolescentes e jovens dos 15 aos 19 anos, 44% jovens com idades compreendidas entre 20 e 29 anos, 26% adultos com 30 a 39 anos e os restantes 12% de outros grupos etários. A distribuição do Cadastro por província mostra que a Cidade e Província de Maputo tiveram o maior número com 25% e 20% respectivamente, seguido de Sofala, Inhambane, e Nampula com 9%.

A Plataforma tem-se mostrado eficiente no alcance de maior número de cidadãos em curto espaço de tempo. Contudo, é expectável que o número de visitas aumente, alargando deste modo a informação sobre Saúde para grande parte da população.