O Ministério da Saúde procedeu no dia 3 de Agosto corrente (sexta-feira), a entrega de prémios aos Vencedores do Concurso Prémio Saúde para Jornalistas XIX edição.

O Prémio Saúde visa laurear melhores trabalhos jornalísticos que contribuem para a promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

 

Concorreram para a presente edição 26 trabalhos jornalísticos, abrangendo imprensa escrita (7), rádio (8), televisão (8) e fotografia (2).
Os primeiros classificados de cada categoria receberam 120 mil e os segundos 90 mil meticais.

Para está edição, na categoria de Televisão, o prémio foi para Cleyd Marinela, Jornalista da STV com a reportagem " Desnutrição em Moçambique " e na categoria de Rádio, Belmiro Timóteo, Lúcia Mariza e Samuel Macuacua foram os vencedores, na imprensa escrita, o prémio foi para Aurélio Muianga da Rvista Tempo com a reportagem " Horríveis e Autênticos Focos de Doenças ".

Na categoria de Fotografia, o prémio foi para Inácio Pereira do jornal "Domingo " com o tema " Aleitamento Materno" e o segundo foi atribuído ao fotógrafo Urgel Matule com o tema  " Fístula Obstetrícia ".

A cerimónia foi dirigida pelo Senhor Inspector-Geral da Saúde, Dr. Martinho Dgedge, que na ocasião reiterou o compromisso de continuar com a iniciativa, ciente  da importância que os órgãos de comunicação social desempenham na aprendizagem de normas de convivência, valores, atitudes, praticas, comportamentos e estilos de vida dos indivíduos, no seu dia-a dia, facto que concorre para a melhoria de alguns indicadores do Sector. 

O Prémio Saúde para Jornalistas constitui uma iniciativa do Ministério da Saúde em coordenação com o Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

*(MISAU-GCRP)*