Em representação de Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, a Ministra da Saúde, Dra. Nazira Abdula, participa de 27 a 28 de Junho corrente no I Fórum da Organização Mundial da Saúde sobre Saúde em África, a ter lugar em Kigali, capital do Ruanda. O principal objectivo do evento é galvanizar o Compromisso político, fomentar a colaboração e alinhar as prioridades estratégicas em torno dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento irá, ainda, deliberar sobre temas importantes para melhorar a segurança sanitária, impulsionar o progresso para a equidade e a cobertura universal de saúde; dar continuidade à agenda por concluir das doenças transmissíveis, ao mesmo tempo que abordará as novas metas dos Objectivos de Desenvolvimento sustentável.

O primeiro Fórum da OMS sobre Saúde em África é uma plataforma única de diálogo para todas as partes interessadas com vista a uma colaboração estreita e à elaboração de estratégias conjuntas no âmbito da agenda da Saúde Africana.