O Ministério da Saúde realiza desde a passada quarta-feira, 26 de Abril, no Centro Regional de Desenvolvimento Sanitário, em Maputo, a XLII sessão do Conselho Coordenador da Saúde. Trata-se de um evento anual que junta a Direcção Máxima do MISAU, Directores Nacionais e Adjuntos, Directores e Médicos-chefes Provinciais, Directores dos principais Hospitais, Especialistas da Saúde, Parceiros de Cooperação e Membros da Sociedade Civil.

O evento que vai durar 3 dias, tem como principais objectivos:

 Apresentar o grau de cumprimento das recomendações do XLI Conselho Coordenador de Saúde, de Maio de 2016;

  • Apresentar e aprovar os relatórios de Balanço do Plano Económico e Social 2016;
  • Debater sobre os principais desafios que o sector da Saúde enfrenta; e
  • Avaliar o Desempenho do Sector Saúde;

A cerimónia de abertura dirigida por Sua Excelência Ministra da Saúde, Dra. Nazira Abdula, contou com a presença de Sua Excelência Governadora da Cidade de Maputo, Dra. Iolanda Cintura.

Neste primeiro dia, como intervenções, destaque para o discurso de Sua Excelência Ministra da Saúde; a intervenção da Governadora da Cidade de Maputo; a apresentação de um tema sobre os Cuidados de Saúde Primários pela Direcção Nacional de Saúde Pública; o Ponto de Situação das recomendações da anterior magna reunião, e ainda o balanço e relatório das actividades desenvolvidas nas províncias.