Moçambique registou hoje, 08/08, mais um óbito devido à infecção pelo novo Coronavírus, elevando para 16 o cumulativo de perdas humanas no país.

Trata-se de um indivíduo de sexo masculino que se encontrava internado numa das unidades sanitárias da cidade desde o dia 12 de Julho, onde entrou com um quadro de doença grave.

Segundo o comunicado do MISAU, distribuído esta tarde, durante o seu internamento, o paciente em alusão não registou melhorias no seu estado clínico e o óbito foi declarado as 10:30 horas de hoje.

O MISAU indica ainda que os casos de infecção pelo novo coronavírus subiram para 2.241 no país, com a notificação mais 28 novos pacientes positivos confirmados em laboratório.

 

Segundo dados divulgados pelo MISAU, em comunicado de imprensa, os novos doentes saem de um grupo de 861 amostras testadas nos laboratórios nacionais, e resultam da vigilância activa na comunidade e nas unidades sanitárias e rastreio de contactos de casos positivos.

Todos os novos casos são de transmissão local e são de nacionalidade moçambicana.

Em termos de localização, o documento indica que 13 estão na cidade de Maputo, 4 província de Maputo, dois em Sofala, um em Nampula e oito em Cabo Delgado.

“Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e neste momento decorre o processo de rastreio de contactos”, refere o documento.

Os dados de hoje revelam a recuperação de mais 5 pacientes, sendo 4 em Cabo Delgado e um em Inhambane. Assim, o cumulativo de recuperados é de 832.

Sobre os internados, o MISAU registou uma alta.

Importa referir que actualmente, o País tem um cumulativo de 2241 casos notificados, dos quais 832 recuperados, 16 óbitos pela doença e dois por outras causas.