O país notificou hoje (29.05) mais um caso de infecção pelo novo Coronavírus, passando desta forma a ter um cumulativo de 234 casos positivos confirmados em laboratório.

A informação foi anunciada por Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde (MISAU), em Conferência de Imprensa diária de actualização de dados sobre a Covid-19. “O novo caso positivo sai de um lote de 183 amostras testadas nas últimas 24 horas, sendo que 182 se revelaram negativas para a Covid-19”, disse a directora acrescentando que mais duas pessoas estão totalmente curadas, o que eleva para 84 o total de pessoas que já se recuperaram da doença.

Ainda sobre o caso positivo em referência, a directora informou que é da província de Tete e resulta da vigilância activa em curso no distrito de Changara, na província ora referida, sendo que, por apresentar sintomas leves, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar.

Em relação aos pacientes internados por causa da Covid-19, nomeadamente um em Inhambane e outro em Cabo Delgado, a dirigente disse que se encontram a recuperar satisfatoriamente.

Sobre a criança diagnosticada nas últimas semanas com Covid-19 na província de Sofala e que actualmente se encontra na província de Tete, o Director Geral Adjunto do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, actualizou que já foram localizados e colhidas amostras de 15 contactos directamente ligados ao menor.

O MISAU apela mais uma vez, a observância das medidas recomendadas pelo Governo e reforçadas ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, em comunicação à nação, nomeadamente o uso obrigatório das máscaras, o distanciamento social, permanência domiciliária e higienização das mãos, por forma a reduzir a cadeia de transmissão da doença.

 

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19