Moçambique registou nas últimas 24 horas a segunda vítima mortal da Covid-19, de acordo a informação tornada pública há momentos pela directora Nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde, Rosa Marlene, na habitual Conferência de Imprensa de actualização de dados sobre esta pandemia.

A vítima é do sexo feminino e tinha idade compreendida entre 45 e 50 anos, e residia na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, e é um dos casos cuja infecção foi anunciada ontem.

“Com tristeza, registamos mais um óbito devido a COVID-19, na Cidade de Pemba, província de Cabo Delgado. Trata-se de um indivíduo (caso 222 anunciado ontem) de nacionalidade moçambicana, do sexo feminino, na faixa etária de 45-50 anos”, referiu a responsável.

Esta é a segunda morte que o país regista provocada por esta pandemia, sendo que a primeira ocorreu há dias na província de Nampula, de um menor de 13 anos.

 

Na ocasião, foi dado a conhecer que o país conta com mais um paciente internado numa unidade sanitária da cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, totalizando dois neste momento, sendo que o primeiro está em Inhambane.

Por outro lado, o país registou nas últimas 24 horas mais 11 pacientes recuperados da infecção do novo coronavírus, passando já a contabilizar 82 pessoas consideradas curadas desta pandemia.

“Registamos mais onze casos totalmente recuperados da COVID-19. Trata-se de casos de Afungi, distrito de Palma. Todos são indivíduos do sexo masculino, sendo cinco moçambicanos e seis estrangeiros”, disse Rosa Marlene, indicando que os mesmos cursaram sem sintomatologia e cumpriram com isolamento domiciliar, durante o período da doença.

Nas últimas 24 horas o país registou seis novos doentes da Covid-19, sendo que três encontram-se em Cabo Delgado, e os outros três em Nampula, Niassa e Cidade de Maputo.

Com estes dados, o país já conta com 233 casos positivos da Covid-19, dos quais 207 de transmissão local e 26 casos importados

Rosa Marlene referiu que a existência de novas cadeias de transmissão do Coronavírus, aumenta a responsabilidade que todos devem ter em relação a esta doença. Por isso apelou ao contínuo cumprimento das medidas de prevenção, nomeadamente o distanciamento social, lavar sempre as mãos com água e sabão ou cinza ou usar desinfetante, uso obrigatório da máscara em locais com aglomerado, e evitar o aperto de mão, abraços, beijos,  evitar locais com aglomerados de pessoas, entre outras.

 

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19