Segundo o balanço epidemiológico desta quarta-feira, 27 de Maio, anunciado pelo Ministério da Saúde (MISAU), catorze pessoas testaram positivo pelo novo coronavírus, perfazendo um total de 227 casos de infecção desde o início da pandemia em Moçambique.

Dos novos casos notificados são todos referentes a cidadãos moçambicanos, sendo que dois estão na província de Nampula e doze de Cabo Delgado.

Os casos reportados saem de um lote de 294 amostras testadas nas últimas 24 horas, colhidas em acções de vigilância activa, suspeita e do rastreio de rotina nas unidades sanitárias.

Segundo a directora nacional de Saúde Pública no MISAU, Rosa Marlene, dos quatorze doentes, um e assintomático e 13 possuem sinais leves a ligeiros. Por isso, “encontram-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”.

Com estes dados, o país conta, actualmente, com 227 casos positivos da COVID-19, registados, sendo 201 de transmissão local e 26 casos importados. Daquele total, 71 estão recuperados e um óbito.

Importa realçar que há um cidadão se encontra internado na Cidade Inhambane e apresenta um estado satisfatório.

Até ao momento, existe um cumulativo de 795.280 pessoas rastreadas no país, das quais 15.365 foram submetidos a quarentena domiciliar e 1.416 pessoas continuam em seguimento.

 

Informação detalhada no comunicado em anexo.

Mais informação consulte a secção sobre COVID-19